A depressão é uma doença psiquiátrica crônica que provoca alterações no humor, caracterizadas por tristeza profunda, associada a sentimentos ruins, como dor, amargura, culpa, além da baixa autoestima e distúrbios relacionados ao sono e apetite.
É fundamental saber diferenciar a depressão da tristeza causada por acontecimentos difíceis, que são comuns a todos, como fim de relacionamento, morte de ente querido, dificuldades financeiras, entre outros.
As pessoas que possuem depressão sofrem com quadros de tristeza profunda, sem motivo aparente. A falta de humor e o comportamento depressivo ficam presentes por muito tempo, fazendo com que elas não tenham vontade de realizar nem mesmo as tarefas rotineiras.
Entre as causas da depressão, a genética aparece como uma das principais. A depressão pode ser causada por uma disfunção bioquímica do cérebro.
No entanto, nem todas as pessoas com essa predisposição genética desenvolvem o quadro.
Em grande parte dos casos, a depressão é provocada por gatilhos como: acontecimentos traumáticos na infância, consumo excessivo de drogas, administração de medicamentos ou até mesmo estresse, que é o principal causador até mesmo nas pessoas com predisposição.
Apesar de a depressão não ter sexo ou faixa etária, a maioria das pessoas acometidas pela condição são as mulheres, especialmente no período fertil, em virtude da oscilação hormonal.
Além do estado deprimido, e a falta de vontade de realizar atividades, outros sintomas da depressão são:
Em alguns casos, os sintomas da depressão podem não ser reconhecidos imediatamente. Entretanto, devem ser considerados em caso de pensamentos suicidas e de autodestruição.
Para tratar a depressão é fundamental contar com cuidados médicos. O acompanhamento psicológico deve ser feito mesmo em quadros leves, evitando assim que se agravem.
O psiquiatra conduzirá o tratamento por meio da terapia e administração de medicamentos que auxiliam na redução dos sintomas.
Caso você apresente indícios de depressão, ou sinta mudanças de humor que provoquem alteração no seu modo de vida, busque ajuda médica.
Se não tratada de forma efetiva, a depressão pode progredir, levando até mesmo a tentativas de suicídio.
O Dr. Maurício Gadbem é médico para tratar depressão. Psiquiatra e psicanalista com mais de 30 anos de experiência, o médico é especialista no tratamento da depressão. Para agendar uma consulta, entre em contato pelos telefones (35) 3231-1106 ou WhatsApp (35) 98827-8459.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para o Dr. Mauricio Gadbem.